ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



FVS-AM alerta sobre cuidados com a saúde do trabalhador

03/05/2021 08:58:40

Comemorado neste sábado (1º/05), o Dia Internacional do Trabalhador é uma oportunidade de valorizar os trabalhadores e conscientizá-los sobre sua saúde. Em alusão a essa data, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta sobre problemas de saúde que podem ser ocasionados no ambiente profissional.

O ambiente de trabalho deve ser acolhedor e devidamente alinhado às leis trabalhistas, porém existem situações e condições que podem causar adoecimentos físicos e mentais ao funcionário. Lesões por Esforços Repetitivos (LER), Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), problemas de coluna, depressão e ansiedade são algumas doenças que podem ser adquiridas em más condições de trabalho.

O diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destaca que a data é um momento para refletir sobre o ambiente profissional. “Os trabalhadores devem desenvolver suas atividades com condições adequadas para realizar, da melhor forma possível, suas atribuições. Devem ter o trabalho valorizado, para que estejam sempre com disposição e saudáveis mental e fisicamente”, enfatiza Cristiano.

A coordenadora do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest/FVS-AM), Cinthia Santos, alerta que os profissionais devem estar atentos aos seus direitos, sempre reivindicando, quando se sentirem violados. “O trabalhador é o ator principal da empresa, seja pública ou privada. Desta forma, é importante pensar em um espaço de trabalho gerador de satisfação e realização, com remuneração adequada compatível ao tipo de atividade profissional, garantindo assim, sua cidadania sem renunciar à sua saúde”, disse.

Ainda segundo a coordenadora do Cerest/FVS-AM, os trabalhadores devem contar com remuneração adequada, compatível ao grau de periculosidade profissional, tendo em vista que algumas pessoas se submetem a situações perigosas ou abusivas por conta da necessidade de dinheiro, sem possuírem garantias, como seguros de vida.

“Um exemplo disso é a categoria do motoboys e motoristas de aplicativos de transporte. Por conta do aumento de pessoas trabalhando com encomendas, aumentou o número de acidentes de trânsito desses trabalhadores”, destacou Cinthia, acrescentando que o trabalho deve ser benéfico para a saúde do trabalhador.

Prevenção – É importante que a instituição ofereça um ambiente seguro para o trabalho, com equipamentos adequados, para não ocasionar acidentes; faça acompanhamento médico dos trabalhadores, através de consultas e exames; e intervenha caso o colaborador desenvolva sintomas de doenças, para não gerar um agravamento, que possa causar afastamento do trabalho ou óbito do trabalhador.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a prevenção a doenças, como as desencadeadas e/ou agravadas no ambiente de trabalho, por meio do Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador (Cerest/FVS). A FVS-AM funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-AM