Pesquisadores da FVS-AM alinham desenvolvimento de produção científica

30/04/2021 17:14:21

Os pesquisadores da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alinharam, na manhã desta sexta-feira (30/04), as novas linhas de pesquisa do Grupo de Pesquisa Vigilância em Saúde na Amazônia, durante reunião na sede da instituição, na zona norte de Manaus.

O Grupo de Pesquisa Vigilância em Saúde na Amazônia reúne 49 pesquisadores com titulação de especialização, mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. As linhas de pesquisa transitam, principalmente, nos campos de estudo sobre Ciências da Saúde e Saúde Coletiva.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM, Cristiano Fernandes, os pesquisadores se reúnem periodicamente para tratar sobre o fortalecimento das atividades de ensino e pesquisa de áreas de atuação da FVS-AM, o que inclui a produção científica. “Nessas reuniões são discutidas pautas que tratam do interesse relacionado ao ensino e pesquisa fazendo parte do Grupo de Pesquisa da Vigilância em Saúde na Amazônia”, destacou.

Segundo a chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-AM (NEP/FVS-AM), Leila Alencar, os campos de estudos estão relacionados com diversas áreas da Vigilância. “Nós trabalhamos com várias linhas de pesquisa, como doenças transmissíveis, vigilância ambiental, educação em saúde, causas externas, doenças imunopreveníveis e qualidade da água. São linhas importantes que orientam as ações e atividades para Vigilância em Saúde no estado do Amazonas”, afirmou Leila.

Linhas – O Grupo de Pesquisa Vigilância em Saúde na Amazônia tem pesquisadores voltados para as seguintes linhas de pesquisa: Vigilância Ambiental, Ecologia dos ciclos de transmissão e Controle de Doenças endêmicas; Diagnósticos laboratoriais, parasitológico, sorológico e biologia molecular de doenças infecto-parasitárias; Vigilância de surtos epidêmicos, doenças emergentes e reemergentes; Vigilância de populações afetadas por desastres naturais; Promoção e Educação popular em saúde; Doenças transmissíveis e negligenciadas IST/HIV/Aids e tuberculose; Vigilância em direito em saúde e ambiental.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui a produção científica pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-AM (NEP/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-AM

SONORA: Leila Alencar, chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa da FVS-AM (NEP/FVS-AM)

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM): Maíra Pessoa Fragoso (3182-8523 e 98403-8627) e Girlene Medeiros (98103-6963).