Bolsistas do Paic/FVS apresentam relatório parcial de pesquisas desenvolvidas na edição 2020/2021

14/04/2021 13:11:50

Bolsistas do Programa de Apoio à Iniciação Científica mantido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (Paic/FVS-AM), apresentaram, nesta quarta-feira (14/04), em conferência virtual, o relatório parcial de 14 pesquisas científicas desenvolvidas na edição vigente de 2020/2021.

Por meio da FVS-AM, o Paic/FVS-AM busca estimular a vocação científica em estudantes de graduação; contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação; e fortalecer o grupo de pesquisa da FVS-AM, por meio da participação de alunos de graduação nos projetos desenvolvidos na instituição.

A diretora-técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, apontou que o Paic/FVS-AM é desenvolvido de forma que integre conteúdo das áreas estratégicas para a Fundação. “São pesquisas que desenvolvem conteúdo sobre prevenção, educação em saúde e investigação epidemiológica de doenças e estão totalmente relacionadas às áreas de atuação da Vigilância em Saúde do Amazonas”, acrescentou.

De acordo com o pesquisador Sidnei Campos, do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP/FVS), a apresentação dos relatórios parciais é uma estratégia de acompanhamento dos estudos que estão sendo desenvolvidos. “Com a apresentação, os bolsistas apresentam as técnicas e métodos de pesquisa e podem contar com a experiência de outros estudantes e respectivos coordenadores no desenvolvimento do pensamento científico”, afirmou.

Ainda segundo Sidnei, estão presentes, como avaliadores, pesquisadores da FVS-AM, da Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Nilton Lins e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Temáticas – Nesta edição, os temas das pesquisas estão relacionados a diferentes setores da Vigilância em Saúde, dentre eles: “Análise de risco de agentes tóxicos em alimentos da merenda escolar na cidade de Manaus-AM”; “A prática educativa fundamentada na Vigilância em saúde ambiental e os desafios das ações locais: estudo na FVS-AM” e “Cadeia de transmissão dos casos emergentes na epidemia Covid-19 do Estado do Amazonas: estudo longitudinal de série de casos”.

Referência – A FVS-AM é a primeira fundação pública estadual do país a reunir as vigilâncias epidemiológica, ambiental, sanitária e laboratorial. O órgão funciona, para atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

FOTO: Girlene Medeiros/FVS-AM