SES-AM participa de audiência pública sobre eficiência dos medidores de pressão arterial

12/04/2021 12:41:54

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) participou nesta sexta-feira (09/04), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), de uma audiência pública para discutir sobre a eficiência dos esfigmomanômetros, aparelhos medidores de pressão arterial, e envolveu também a continuidade da eficácia dos aparelhos após uso regular.

O secretário executivo de atenção especializada da capital, Jani Kenta, representou a SES-AM na audiência e esclareceu o impacto do uso de aparelhos não certificados.

"Hoje o estado possui uma rede extensa de unidades de urgência e emergência e a carga de atendimento de doenças cardiovasculares na porta de entrada é elevada, então a discussão sobre a eficiência dos aparelhos tanto das unidades, como as de uso pessoal, dessas que as pessoas têm em casa, é importante, porque o uso de equipamentos sem manutenção, ou sem selo do Inmetro, pode impactar na saúde das pessoas e no volume de pacientes que procuram das unidades de saúde”, explicou.

O secretário da capital participou da audiência acompanhado do engenheiro técnico, do Núcleo de Modernização da Infraestrutura da Saúde (Infrasaúde), Emerson Diniz, que explicou aos vereadores presentes como funciona a manutenção dos aparelhos nas unidades de saúde da rede estadual.

Participaram da audiência vereadores e representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus) e o diretor do Instituto Estadual de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Márcio André Brito, que apresentou como funciona os processos de certificação e fiscalização dos aparelhos.

Durante a audiência, os vereadores puderam manifestar dúvidas, sugestões e apresentar situações que podem ser melhoradas e apoiada pela SES-AM, Semsa Manaus e Ipem.

FOTO: Divulgação/SES-AM