ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



FCecon realiza treinamento com novos membros da Cipa

09/04/2021 15:10:02

Com o objetivo de evitar possíveis riscos e promover a saúde do trabalhador, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta semana, o treinamento da primeira Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) – gestão 2021-2022 – da unidade hospitalar. O curso iniciou na segunda-feira (05/04) e se encerrou nesta sexta (09/04).

O treinamento ocorreu no auditório da unidade hospitalar e foi realizado pela equipe multidisciplinar do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT/FCecon), contando com a presença dos 16 servidores eleitos pelos próprios funcionários e os indicados pela direção para compor a Cipa. A capacitação foi ofertada pela manhã e à tarde, a fim de atender todos os membros segundo a disponibilidade de horário.    

Conforme a engenheiro de Segurança do Trabalho do SESMT, Núbia de Souza Leão, o treinamento tratou sobre noções de legislação e previdência relativas à segurança e saúde, acidentes e doenças do trabalho, prevenção e combate ao incêndio, inspeções de segurança, mapa de risco, dentre outros. Ela explicou que o conteúdo teve como objetivo capacitar os servidores a identificar os riscos do processo de trabalho e muni-los de informações que os ajudem na prevenção de acidentes.

Durante o treinamento, o servidor do setor de Transportes, Samarone Schramm de Araújo, eleito presidente da Cipa, agradeceu à direção, na pessoa do mastologista Gerson Mourão e da diretora administrativo-financeira, Nilda Maria da Silva, pela indicação ao cargo. Ele ressaltou que o trabalho da Cipa dependerá da ajuda de todos, por isso é necessário conquistar a confiança dos funcionários por meio do trabalho sério e comprometido.  

De acordo com o membro da Cipa, enfermeiro Pedro Paulo Oliveira Santos, a formação da nova equipe da Cipa/FCecon é importante para o bom andamento das atividades exercidas pelos profissionais e, assim, refletindo na qualidade do serviço prestado aos pacientes oncológicos.

“O treinamento contribuiu para que possamos ouvir, detectar, orientar e agir quanto aos anseios dos profissionais quanto à segurança do trabalho. Queremos que todos trabalhem com tranquilidade e certeza de que há colegas atuando na prevenção de acidentes”, pontuou. 

Membros Cipa – Samarone Schramm de Araújo; Edilene Coelho Duarte; Isair da Silva Lopes; Maura Andrea Negreiros Bianco; Luís Mansueto Pereira Filho; Ronaldo Rodrigues da Costa; Marcilene Rodrigues dos Santos; Ivarli da Silva Lopes; Nancy Gisela A. de Souza; Daniel Ferreira Dias; Pedro Paulo Oliveira Santos; Johnatan de Oliveira Neves; Rodrigo Batista Neves; Raimunda Barbosa Pinto Pereira; Vanderlei R. Alves; Marcelo Bentes da Silva.


FOTOS: Divulgação FCecon