DENGUE Atribuições e Classificação de Riscos

Grupo D


Sinais de choque

Pressão arterial convergente (PA diverencial < 20mmHg) Hipotensão arterial Extremidade frias Cianose Pulso rápido e fino Enchimento capilar lento > 2 segundos


Unidades de Atenção Terciária de Saúde com leitos em Unidade de Terapia Intensiva

Conduta

Pacientes com sinais de choque

Assegurar bom acesso venoso, de preferência em dois locais diferentes.
Iniciar hidratação venosa com solução isotô-nica (20ml/kg em até 20 minutos, tanto em adulto como em criança) imediatamente.
Se necessário, repetir o procedimento por até 3 vezes.
Avaliar hemoconcentração (aumento do hematócrito).
Reavaliação clínica (a cada 15-30 minutos) e hematócrito após 2h. Avaliar melhora do choque (normalização da PA, densidade e débito urinário, pulso e respiração).
Em caso de melhora clínica e laboratorial, tratar o paciente conforme descrito para a Conduta do Grupo C, em unidade com leito de internação e com capacidade de realizar hidratação venosa, sob supervisão médica, por um período mínimo de 24h.
Se a resposta for inadequada, avaliar hemo-concentração.
Hematócrito em ascensão e choque: após hidratação adequada, utilizar expansores coloide sintético - 10ml/kg/hora ou, na falta deste, fazer albumina: adulto 3ml/kg/hora, criança: 0,5g a 1g/kg/hora).
Hematócrito em queda e choque: iniciar cuidados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
Hematócrito em queda e choque: paciente necessita de avaliação médica de imediato, para investigar ocorrências de hemorragias.
Na fase de observação do volume extravasado, investigar hiperhidratação (sinais de insuficiência cardíaca congestiva) e tratar com diuréticos, se necessário.
Na fase de observação do volume extravasado, investigar hiperhidratação (sinais de insuficiência cardíaca congestiva) e tratar com diuréticos, se necessário.
A persistência da velocidade e dos volumes de infusão líquida, de 12 a 24 horas após reversão do choque, pode levar ao agravamento do quadro de hipervolemia.
Observar a presença de acidose metabólica e corrigí-la, para evitar a coagulação intravascular disseminada.
Corrigir hiponatremia e hipocalemia


Atenção

Crianças do grupo C e D podem apresentar edema subcutâneo generalizado e derrames cavitários pela perda capilar, o que não significa, em princípio, hiper-hidratação e que pode aumentar após hidratação satisfatória.