DENGUE Atribuições e Classificação de Riscos

Grupo C


Sinais de alarme

Dor abdominal intensa e contínua Vômitos persistente Hipotensão postural e/ou lipotímia Sonolência e/ou irritabilidade Hepatomegalia dolorosa Hemorragias importantes (hematêmese e/ou melena) Diminuição da diurese Diminuição repentina da temperatura corpórea ou hipotermia Desconforto respiratório Aumento repentino do hematócrito Queda abrupta das plauqetas


Unidades de Atenção Terciária de Saúde com leitos de intermação

Conduta

Pacientes com sinais de alarme

Fase de expansão com soro fisiológico ou Ringer Lactato: 20ml/kg/h (adutlo/criança), podendo ser repetida até 3 vezes. Reavaliação clínica de hora em hora e hematócrito após 2h. Melhora clínica e laboratorial: iniciar a fase de hidratação venosa de manutenção: Aulto - 25ml/kg, de 6h em 6h (de acordo com a melhora, pode-se estabelecer frequência de 8h em 8h e até 12h em 12h). Criança - necessidade de hidratação diária (NHD) + perdas (regras de Holliday-Seagar). Avaliar após cada etapa de hidratação. Paciente sem melhora clínica/laboratorial, tratar com Grupo D - Vermelho.


Atenção

De acordo com as condições clínicas do paciente e caso a unidade de saúde não apresente o padrão necessário para atendimento, transferir o paciente com hidratação venosa vigorosa, de imediato, para uma unidade de saúde com leito de internação e capacidade de monitoramento e supervisão médica contínua.